Nesta quarta-feira (19), dados de monitoramento dos leitos da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) trazem uma informação triste. Quase 100% dos leitos clínicos e de UTI voltados para o tratamento de pacientes com Covid-19 dos hospitais públicos da capital amazonense estão ocupados.
O hospital de referência da doença, Delphina Aziz encontra-se hoje com 82% dos leitos clínicos e 90% dos leitos de UTI ocupados. No Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, 83% dos leitos clínicos estão sendo utilizados e 92% dos leitos de UTI já se encontram completamente cheios.
No Hospital e Pronto Socorro da Criança da zona Sul, não há internações nos leitos clínicos, no entanto, nos leitos de UTI a capacidade também está quase toda ocupada. Dos 5 leitos disponibilizados, 4 estão ocupados, ou seja, no dia de hoje, apenas um leito está disponível para crianças com necessidade de tratamentos na UTI.
Na Maternidade Ana Braga, 115% dos leitos clínicos estão ocupados e 10% dos leitos de UTI estão sendo utilizados com pacientes com a Covid-19.
Veja o quadro com os números atualizados nesta quarta-feira (19), atualizados até 16h:
Na semana passada o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou que há um planejamento para que 74 novos leitos de UTI sejam ofertados no Hospital Universitário Getúlio Vargas para pacientes da doença.