Após declarar crise na saúde de Rondônia, devido a pandemia da covid-19, o governador Marcos Rocha (PSL), anunciou neste domingo (25), a transferência de pacientes que estão na fila de espera para tratar a doença. Segundo informações, o acordo foi feito com o Governo Federal também neste domingo.
Marcos Rocha também fez um apelo para o governo mandar profissionais de saúde para Rondônia, afim de ajudar as equipes médicas do estado. “Temos equipes, mas tem uma profissão que faz grande falta: os médicos, aqueles que vão comandar essas equipes. Eu faço um apelo ao senhor doutor, à senhora doutor que, por favor, venha nos ajudar, ajudar os rondonienses porque nós temos os leitos, mas está faltando o senhor e a senhora para ajudar os demais integrantes da equipe de saúde”.
O governador disse que fez contato com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que afirmou que o Governo Federal vai cuidar da logística para a transferência dos pacientes, para desafogar a rede de saúde sem vagas para novos pacientes. Ontem, 543 pessoas estavam internadas tratando a doença em hospitais de Rondônia.
O estado enfrenta um aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus, Em apenas três semanas: em 1º de janeiro foram confirmados 270 casos, e na última sexta-feira (25), foram 1.422.