Alemanha –| Um turista que viajou do Brasil a Frankfurt, foi identificado pelo Governo do Estado de Hesse, na Alemanha como o primeiro caso de infecção pela variante que vem sendo chamada de “brasileira” —uma versão do Sars-Cov-2 com mutações que a torna mais contagiosa. O anúncio foi feito nesta sexta (22). O viajante não tinha sintomas de Covid-19.
O Ministério de Assuntos Sociais do estado esclareceu que a variante foi identificada após teste dar positivo para o coronavírus. O sequenciamento está agora sendo submetido a confirmação. O governo não confirmou se o turista saiu de Manaus ou se teve contato com alguém da capital amazonense.
Detectada no Brasil, a variante também chamada de B.1.28.1 ou P1, tem as mesmas mutações encontradas na versão que foi relatada pela África do Sul. Uma delas é também a mutação que causa preocupação na variante encontrada no Reino Unido. Nesses casos citados, há mudanças na proteína conhecida como Spike (espícula, em português), que facilita a entrada do coronavírus nas células humanas.
Cientistas esclarecem que as mutações nessas três variantes as tornam mais contagiosas. No entanto, ainda não há evidência de que elas provoquem casos mais graves de Covid-19 ou sejam mais letais.
Covid na Alemanha:
O Covid-19 na Alemanha já ultrapassou as 50 mil mortes (o país contabiliza também casos não confirmados, que tenham forte evidência de relação com a Covid-19). O país ocupa o 11º lugar em número total de mortes, mas é o 45º na taxa proporcional à população.