Uma das pessoas presas durante a operação Erga Omnes, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas nesta sexta-feira (20) é Anabela Cardoso Freitas. A policial civil e advogada é secretária executiva da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, sendo assessora direta do prefeito, David Almeida (Avante).
Anabela é servidora de carreira da Polícia Civil do Amazonas, no cargo de investigadora, e possui registro ativo na Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Amazonas (OAB/AM nº 5.094). Antes de atuar na prefeitura municipal, Anabela trabalhou com o prefeito na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Segundo a polícia, o esquema mira núcleo político da organização criminosa Comando Vermelho (CV) em Manaus. As investigações apontam que o grupo utilizava sua influência para facilitar a contratação de empresas de fachada, especialmente nos ramos de transporte e logística.
Por meio dessas empresas, os criminosos viabilizavam a compra de drogas na Colômbia, que eram enviadas a Manaus e, posteriormente, redistribuídas para outras regiões do país.




