A advogada Janai de Souza Almeida, presa durante a Operação Roque, da Polícia Federal, foi colocada em liberdade nesta quinta-feira (5). Ela responderá ao processo em liberdade, mas sob monitoramento eletrônico e com obrigações judiciais específicas para manter a condição.
Janai é ex-mulher de Denilson de Andrade Júnior, conhecido como “Pelado”, conselheiro permanente do Comando Vermelho (CV). Segundo as investigações, ela e os outros três advogados presos na mesma ação estariam ligados a Alan do Índio, um dos principais conselheiros da facção, atualmente foragido.
A operação, deflagrada em novembro do ano passado, teve como alvo advogados suspeitos de atuar no núcleo jurídico do (CV) no Amazonas. De acordo com a PF, os investigados intermediariam comunicações ilícitas entre líderes da facção, tanto dentro quanto fora do sistema prisional, e facilitariam a transmissão de ordens criminosas de alcance interestadual e transnacional.
A decisão de liberdade com tornozeleira eletrônica foi concedida sob medidas cautelares. Não há confirmação, até o momento, sobre a possível soltura dos outros advogados do grupo investigado.




