Uma falsa pastora que extorquiu idosas no Pará foi presa em Manaus nesta segunda-feira (2), após parceria entre as polícias do Pará e do Amazonas. A mulher usava a Palavra de Deus para conseguir dinheiro das vítimas.
A prisão foi efetuada por equipes da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPPID), com apoio do Grupo de Trabalho de Vulneráveis (GTV/NIP), que soube da presença dela em Manaus fugindo do Pará.
As vítimas são duas idosas de 79 e 87 anos, com baixa escolaridade e forte vínculo religioso .De acordo com a delegada Caroline Batista, titular da DPPID, a investigada utilizava ameaças de cunho espiritual.
“Ela dizia que as vítimas ‘queimariam no fogo do inferno’ e que ‘não entrariam no reino dos céus’ se não realizassem os repasses. Houve exploração deliberada da fé, da vulnerabilidade emocional e da idade avançada”, explicou a delegada.
Um idosa pagou R$ 32 mil, enquanto a outra repassou aproximadamente R$ 25 mil, por PIX.A mulher foi interrogada na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), em Manaus, e encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A prisão faz parte da Operação Custos Senex, que tem como objetivo combater crimes praticados contra pessoas idosas, com foco em fraudes, golpes financeiros, extorsões e abusos psicológicos.




