Consolidada como a candidata da direita ao Governo do Amazonas em 2026, a Professora Maria do Carmo (PL) mostra a força da mudança na pesquisa realizada pela Census Consultoria e divulgada nesta sexta-feira, 5/12.
Segundo o levantamento, Maria do Carmo já ultrapassa o atual prefeito de Manaus nas intenções de voto na capital, somando 30%, enquanto David Almeida (Avante) conta somente com 19%. O dado é considerado empate técnico com o senador Omar Aziz (PSD), que aparece com 32%.
A pesquisa também considerou um segundo cenário, tirando o nome de David Almeida e incluindo o vice-governador Tadeu de Souza (Avante). Neste contexto, Maria tem um crescimento ainda maior, tanto na capital quanto no interior, e totaliza 38% dos votos válidos. Somente em Manaus, as intenções de votos chegam a 34%, mesmo percentual de Omar Aziz. Tadeu fica com tímidos 8%.
O levantamento da da Census Consultoria ouviu dois mil eleitores por telefone (1.200 na capital e 800 no interior), entre os dias 1º e 4 de dezembro. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 2,2%.
Governos rejeitados
Ao testar a avaliação dos governos federal, estadual e municipal, a pesquisa revela uma reprovação elevada em todos os níveis, com forte desgaste da gestão do prefeito David Almeida.
– David Almeida (Avante): 63% desaprovam / 29% aprovam (Amostra de Manaus)
– Wilson Lima (União): 52% desaprovam / 34% aprovam
– Lula (PT): 52% desaprovam / 37% aprovam
Além da avaliação geral, os moradores de Manaus indicam percepção amplamente negativa sobre a gestão de David Almeida e 67% dos entrevistados não acreditam que o prefeito seja bem intencionado. Questionados sobre as promessas de campanha, 72% afirmam que ele não cumpre o que prometeu, e 66% avaliam que a gestão está “no caminho errado”.


