Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha com as intensões de voto para eleição presidencial de 2022 foi divulgada nesta sexta-feira (17). Nela, em todas as simulações Lula (PT) venceria na urna com boa diferença em relação aos outros possíveis candidatos, entre eles, o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Foram expostos aos eleitores cenários diferentes estimulados, ou seja, quando o pesquisador dá ao entrevistado as opções de voto. No primeiro, Lula sairia na frente com 44% dos votos. Em seguindo lugar viria Bolsonaro, com 26% das intenções, em terceiro, Ciro Gomes (PDT), com 9%, e em quarto, João Dória com 4%.
Em um segundo cenário apresentado, os eleitores tinham como opção de voto Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Eduardo Leite. Neste, Lula teria 42% dos votos seguido por Bolsonaro (25%), Ciro Gomes (12%) e Eduardo Leite (4%).
Na parte da pesquisa espontânea, ou seja, quando o entrevistado fica livre para escolher em quem votaria sem ter as opções de voto, o cenário revelou-se da seguinte forma: Em primeiro lugar Lula (27%), em segundo Jair Bolsonaro (20%), em terceiro Ciro Gomes (2%), outros candidatos juntos tiveram 3% das intensões de voto. 10% disseram que votariam branco ou nulo e 38% falaram que não sabem.
Para o segundo turno Lula também sairia na frente de Bolsonaro com 56% dos votos contra 31% para o atual presidente. Colocado contra Dória, Lula também venceria com 55% das intensões contra 22% para o atual governador paulista.
Já em outro cenário de segundo turno, com Bolsonaro e Ciro Gomes na disputa, Ciro Gomes ganharia com 52% dos votos, contra 33% de Bolsonaro. E entre Dória e Bolsonaro, o atual presidente também viria atrás com 34% das intensões de votos e Dória ganharia com 46%.
Rejeição
Já no item rejeição, Bolsonaro sai disparado na frente com 59%. Em segundo vem Lula, com 38%, seguido por Dória (37%) e Ciro Gomes (30%).
A pesquisa ouviu 3.667 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro em 190 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Perfil dos eleitores
Bolsonaro tem altos índices de rejeição entre estudantes (73%) e evangélicos (44%). Lula é mais rejeitado entre os preferem o PSDB (74%) e entre homossexuais/bissexuais (16%). Doria é tem altos índices de rejeição entre os que ganham mais de 10 salários mínimos (45%) e entre as donas de casa (26%). Ciro Gomes é mais rejeitado entre os que preferem outro partido que não seja PT, PSDB, MDB e PSOL (36%) e entre moradores do Sul (22%)
Entre aqueles que votaram em Bolsonaro em 2018, 26% dizem rejeitar seu nome para a disputa presidencial de 2022, e 68% não votariam de jeito nenhum em Lula.