A famosa digital influencer Virgínia Fonseca compartilhou com seus seguidores, na quinta-feira (13), sua primeira experiência com o tacacá, porém, uma versão que pouco se assemelha ao prato tradicional da culinária amazônica. O vídeo, gravado no Terminal BTG Pactual, área VIP do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo, gerou imediata reação do público, especialmente de conhecedores da gastronomia amazônica.
A preparação que foi servida difere radicalmente da receita autêntica. No cardápio concebido pelo chef Ivan Ralston, o prato aparece na categoria de sopas como “camarões em tucupi e tapioca”. As imagens revelam uma apresentação bastante distinta: o caldo é servido gelado, acompanhado de camarão rosa e pequenas esferas de tapioca, em contraste com a goma tradicionalmente utilizada. Quem é do Norte do país, “pirou”.
Durante a gravação, Virgínia demonstrou curiosidade ao se deparar com a iguaria. “Primeira vez que irei experimentar tacacá! Olhei no cardápio e pensei: ‘hum, vou experimentar'”, declarou a influenciadora. Ao mexer o conteúdo, mostrou-se surpresa com a textura e composição do prato, exclamando: “Nunca comi, eita!”.
Seu acompanhante também manifestou estranheza inicial: “Gente, o que é isso?”. Mas finalizou com um elogio: “Achei delícia, gente! Galera do Pará, vocês arrasaram”.
Vale ressaltar que o tacacá autêntico consiste em um caldo quente e intensamente aromática, tradicionalmente servida em cuias. Sua preparação convencional inclui tucupi, goma de tapioca, camarão seco e jambu – esta última uma erva característica da Amazônia que provoca uma singular sensação de formigamento na boca.
Nas redes sociais, amazonenses e paraenses reclamaram bastante. “Caldo de caridade com bolinha de tapioca”, disse um internauta. “Que porcaria é essa, isso não é tacacá”, disse outro bastante irritado.


