Durante a Operação Juízo Final, deflagrada nesta terça-feira (11), em Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas, 11 pessoas foram presas por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.
Foram cumpridos mandados de prisão preventiva, mandado de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão. Também foram presos quatro homens em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
A ação ocorreu no bairro Novo, região central do município. Na ocasião, foram apreendidos veículos automotores com chassi adulterado, além de drogas como maconha do tipo skunk e cocaína, e armas de fogo.
De acordo com a delegada Brenda Viana, da 58ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Uarini, a operação tinha como alvo um homem identificado como Jonatham dos Remédios, de 32 anos, conhecido como “Dom”, considerado líder de uma das duas organizações criminosas da região. Ele encontra-se foragido.
“Fomos a duas casas que ele possui, mas encontramos apenas a esposa dele, de 28 anos, que também tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e associação para o tráfico, e foi presa. Ao verificarmos a outra residência, nos deparamos com alguns suspeitos preparando entorpecentes para o comércio”, relatou a delegada.
Conforme a autoridade policial, alguns dos quatro homens, de 22, 24, 31 e 37 anos, presos em flagrante são parentes da esposa de “Dom”.
“As investigações apontam que Dom recrutava jovens e adolescentes para a venda de drogas na região, e que ele e outro comparsa de 20 anos, faziam parte de organizações criminosas responsáveis pelo abastecimento de entorpecentes na cidade”, detalhou a delegada.
Durante as diligências, a equipe policial se deslocou até a casa de um dos investigados, onde foi encontrada uma espingarda, que também foi apreendida. O homem foi indiciado pelo crime de posse de arma de fogo de uso permitido.
Todos os 11 indivíduos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores, e ficarão à disposição da Justiça.


