A Polícia Civil de Mato Grosso confirmou através de nota oficial a morte dos irmãos João Victor dos Santos Lima, de 16 anos, e Elias Gabriel dos Santos Lima, de 13 anos, que estavam desaparecidos desde o dia 9 de novembro em Cuiabá. A mãe dos adolescentes reconheceu os filhos em imagens enviadas ao Núcleo de Pessoas Desaparecidas que mostravam as vítimas decapitadas.
Os jovens saíram de casa informando que iriam comprar chinelos e não retornaram. As investigações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) receberam material do Comando Vermelho onde aparecem dois jovens com características semelhantes às das vítimas sendo degolados. No vídeo, a facção assume a autoria das execuções com um comunicado que faz referência direta à morte de um integrante rival.
O material apresenta o brasão da facção e cita o município de Cáceres como base do “quadro disciplinar” responsável pelo ato. As investigações apuraram que Elias Gabriel cumpria medida judicial em Rondonópolis e era investigado por um homicídio em Cáceres. Por estar ameaçado de morte por facção rival, havia se mudado para Cuiabá para morar com o irmão.
Após a divulgação dos cartazes de desaparecimento em 11 de novembro, o Núcleo de Pessoas Desaparecidas recebeu diversas denúncias, incluindo as imagens que levaram ao reconhecimento das vítimas. Os corpos ainda não foram localizados, e o caso continua sob investigação da DHPP.


