Publicidade

Cinegrafista manauara abandona carreira e filhos para lut@r na gu3rra da Ucrânia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em uma decisão que altera radicalmente sua vida, o cinegrafista manauara Renato Belém Ramos, de 38 anos, deixou para trás uma carreira consolidada no jornalismo e seus dois filhos para se alistar como combatente voluntário na Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia. O profissional, que atuou em veículos como TV Amazonas/Globo, TV Norte/SBT e jornal A Crítica, partiu para o front europeu em um dos momentos mais críticos do conflito contra a Rússia.

ADVERTISEMENT

A mudança drástica, de registar notícias para vivenciar uma guerra, não foi impulsiva. Renato nutria há quase um ano o desejo de se juntar à resistência ucraniana. Após uma primeira tentativa frustrada em fevereiro, ele finalmente recebeu a convocação oficial na semana passada, integrando um grupo de nove brasileiros que embarcaram de Salvador para o campo de batalha.

Sua partida coincide com uma escalada perigosa no conflito. Neste domingo (28), a Rússia lançou um dos maiores ataques desde o início da guerra, com 595 drones e 48 mísseis contra território ucraniano, que causou mortes e destruição mesmo com a interceptação da maioria dos projéteis.

Nas redes sociais, Renato resumiu sua jornada com uma mensagen: “Partiu Manaus Brasil/ Manaus-campinas-Salvador-Ucrânia. Deus na frente sempre!”. Em Manaus, ele tem uma filha de 12 anos e um rapaz de 19 anos.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights