O caso do assassinato de três jovens argentinas identificadas como Brenda Castillo, Morena Verri e Lara Gutiérrez, revelou detalhes de extrema crueldade em investigações conduzidas pela polícia de Buenos Aires. Segundo autoridades, os crimes foram transmitidos ao vivo para um grupo restrito de aproximadamente 45 pessoas através de uma plataforma digital.
De acordo com o secretário de Segurança de Buenos Aires, Javier Alonso, durante a transmissão um dos líderes do grupo criminoso afirmou: “Isso acontece com quem rouba minhas drogas”. A declaração reforça a principal linha de investigação de que as mortes seriam um acerto de contas ordenado por um traficante peruano foragido.
Detalhes da investigação
Os corpos das vítimas foram localizados em uma casa ligada à organização criminosa na região metropolitana de Buenos Aires. Relatos do jornal “La Nación” descrevem cenas de violência extrema: os restos mortais estavam desmembrados e parcialmente enterrados no subsolo, com marcas de tortura antes da execução. Lara, de 15 anos, teve cinco dedos da mão esquerda e uma orelha amputados antes de ser degolada.
As vítimas desapareceram em 19 de setembro após saírem da casa de uma delas em La Tablada. Investigações indicam que as jovens, que trabalhavam com programas sexuais, haviam combinado um encontro com um cliente, oferecendo serviços sexuais por US$ 300 para cada uma. O último registro de localização foi captado por uma antena em Florencio Varela, aproximadamente uma hora depois de serem vistas em um posto de gasolina.
Operação policial e prisões
As autoridades já prenderam 12 pessoas conectadas ao crime, incluindo os proprietários do imóvel onde os corpos foram encontrados. Entre os detidos estão dois cidadãos peruanos. Dois suspeitos foram capturados em flagrante tentando limpar o local, que apresentava manchas de sangue e forte odor de cloro.
O caso permanece sob segredo de Justiça enquanto as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos na transmissão e execução do crime que chocou a Argentina.