Publicidade

Presidente Roberto Cidade reforça atenção aos impactos do bullying e das fake news na saúde mental dos jovens

Facebook
Twitter
WhatsApp

Falando para uma plateia formada por mais de 300 alunos de escolas públicas de Manaus, dentro da programação do Educando pela Cultura, programa realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), referente ao Setembro Amarelo, o presidente Roberto Cidade (UB) reforçou a importância de os adolescentes aprenderem a distinguir os gatilhos presentes nas redes sociais e no dia a dia que podem levar à síndrome da depressão.

ADVERTISEMENT

“Esse encontro é mais uma forma de a Aleam contribuir com um tema tão sensível e que precisa de atenção de toda a sociedade. Desde 2019, apresento leis para que a gente possa ajudar a combater a depressão, para que a gente possa diminuir os índices de pessoas que perdem suas vidas em razão dessa doença que, infelizmente, possui números alarmantes. É preciso estarmos atentos a vários fatores, entre eles o bullying e as redes sociais que, muitas vezes, causam desordens emocionais que podem ser extremamente prejudiciais”, alertou Cidade.

Entre as iniciativas legislativas do deputado-presidente estão a Lei nº 4.876/2019, que cria a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão na Rede Pública de Saúde; a Lei nº 6.007/2022, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Depressão Infantojuvenil; e a Lei nº 6.527/2023, que propõe a implementação de estratégias para a saúde mental nas instituições de ensino públicas e privadas.

Também é de autoria do parlamentar a Lei nº 6.775/2024, que autoriza o Poder Executivo a instituir um programa educativo de sensibilização para prevenção e combate ao uso de mídias sociais e jogos eletrônicos que induzam crianças e adolescentes à violência, à automutilação e ao suicídio.

Educando pela Cultura

A palestra “Setembro Amarelo: Ideação Suicida, eu escolhi viver” reuniu nesta terça-feira (23/9) alunos do Colégio Amazonense Dom Pedro II, CETI Gilberto Mestrinho, E.E. Prof. Alice Salerno Gomes de Lima, E.E. Padre Pedro Gislandy, E.E. Ernesto Penafort, E.E. Belarmino Alves Marreiro e CETI Profª. Dariana Zuleica Correa Lopes.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, realizada anualmente desde 2015. O objetivo é alertar a população sobre a gravidade do problema e a importância de falar abertamente sobre o tema.

A prevenção do suicídio envolve múltiplos fatores, como o acesso a tratamento de saúde mental, o apoio familiar e social, a redução do estigma e a criação de redes de acolhimento.

 

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights