Valdeilson de Souza Golvin, identificado como um dos principais conselheiros do Comando Vermelho (CV) na Zona Sul de Manaus, foi detido na manhã desta segunda-feira (22) no bairro Compensa, Zona Oeste da capital. Conhecido pelo apelido “Menor Sheik”, o suspeito foi capturado pela polícia ao deixar a Maternidade Moura Tapajós, localizada na avenida Brasil.
A prisão foi executada pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que cumpriu dois mandados de prisão preventiva contra o investigado. Segundo apurações das autoridades, Valdeilson atuava como peça-chave na coordenação de assaltos a cordões de ouro na região do Centro da cidade.
Conforme explicou o delegado Marcelo Martins Menor Sheik possuía papel central na estrutura criminosa: “Ele financiava, liderava e, algumas vezes até participava, de roubos cometidos no Centro, a fim de obter os lucros obtidos a partir do crime”.
As investigações conduzidas pelo 24º DIP em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Turista (DECCT) comprovaram os vínculos do detido com a facção. Um registro em vídeo que mostra traficantes do Rio de Janeiro prestando homenagem a Valdeilson reforçou sua influência no crime organizado.
O suspeito foi autuado pelos crimes de organização criminosa e roubo majorado. Após os procedimentos na delegacia, Valdeilson permanecerá sob custódia à disposição da Justiça.