A Polícia Civil do Amazonas deu mais detalhes nesta terça-feira (16) sobre uma perigosa quadrilha especializada em sequestros que culminou na prisão de quatro homens. O caso, que choca pela crueldade, teve como vítima um idoso empresário de 74 anos do setor odontológico e foi arquitetado por seu próprio filho adotivo. O crime, ocorrido no dia 10 de setembro, foi planejado minuciosamente.
David Francisco Alves Sá, que foi criado pela vítima desde os seis meses de idade, articulou o sequestro do pai em conjunto com Douglas Oliveira de Lima, um funcionário da empresa que auxiliou no fornecimento da rotina do empresário. O grupo alugou um veículo e utilizou placas roubadas para não ser identificado.
A estratégia criminosa, no entanto, foi desmontada pelo 1° Distrito Integrado de Polícia (1° DIP), sob o comando do delegado Cícero Túlio. Os agentes rastrearam o carro usado no crime e Arleson da Silva Pinheiro, responsável pelo aluguel do veículo, foi localizado e, durante a abordagem, delatou os comparsas.
As investigações apontam que a vítima foi mantida em cativeiro no bairro Compensa, Zona Oeste, onde foi extorquida. Dois dos executores, João Kayb Damascena Martins e Douglas, o “Dodo Jogador”, possuem passagens anteriores por tráfico de drogas.
O quarteto foi preso pelos crimes de extorsão mediante sequestro, associação criminosa, porte de munição e tráfico. Parte do dinheiro do resgate, aproximadamente R$ 100 mil, foi recuperada. No total, a vítima teve R$ 700 mil extorquido.
A polícia segue em busca de outros três integrantes do grupo: “Juninho”, “Netão” e Ruan da Silva Dabella. Informações podem ser repassadas pela polícia.