Publicidade

Em tempos de ‘adultização’, garotas com menos de 14 anos b3b3m e dançam de vestidinho em Manaus; veja

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em um vídeo que ganhou as redes sociais, duas meninas – aparentemente com menos de 14 anos – aparecem consumindo bebidas alcoólicas e dançando em uma adega localizada na avenida Itaúba, Zona Leste de Manaus, sem qualquer tipo de fiscalização aparente. A gravação, feita por um frequentador do local, reacendeu o debate em torno da adultização de crianças e adolescentes, fenômeno que se refere à exposição precoce de jovens a comportamentos, consumos e contextos tipicamente adultos.

ADVERTISEMENT

Nas imagens, as adolescentes vestem microvestidos e aparecem dançando e ingerindo bebidas alcoólicas, cercadas por outras pessoas, também jovens, que as observam.

A cena chama atenção não apenas pela violação explícita do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe categoricamente o fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de idade – sob pena de até quatro anos de detenção para o comerciante, além de multa e possibilidade de interdição do estabelecimento –, mas também pelo contexto de vulnerabilidade.

Além dos riscos à saúde e ao desenvolvimento dessas jovens, autoridades alertam que esse tipo de estabelecimento na região é conhecido por ser palco de consumo e venda de drogas e frequentado por criminosos, aumentando ainda mais a exposição das adolescentes a situações de perigo.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights