O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta quinta-feira (21) que vai começar a era dos transplantes de fígado no Amazonas em 2025.
O governador disse que o Hospital Delphina Aziz está em fase final de preparação para começar uma nova etapa, que será histórica na saúde do Amazonas.
“O transplante de rim, que é inédito no Estado, batemos o número de 200 transplantes, 200 procedimentos desse realizado, implante coclear, e aqui eu já vou aproveitar para dar uma notícia em primeira mão. Foi aprovado o transplante de fígado pelo corpo clínico do Delphina (Aziz). Então, até o final do ano, nós vamos começar a fazer também esse transplante”, anunciou o governador.
O Hospital Delphina Aziz é pioneiro em transplantes renais na região Norte. O primeiro transplante de rim de doador vivo foi realizado em 5 de julho de 2023. Um ano depois, em 29 de junho de 2024, se fez o primeiro transplante renal com doador falecido.
No dia 31 de julho de 2024, dois pacientes foram beneficiados com o transplante dos rins de um doador falecido. A cirurgia mais recente foi realizada no dia 1º de agosto.
Por conta do sucesso na gestão, Wilson Lima está levando o “padrão Delphina” para toda a rede pública.