Enquanto o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM) trava uma batalha contra as chamas que consomem o Distrito Industrial 2 de Manaus, na Zona Leste, desde a manhã de terça-feira (5), o prefeito David Almeida mantém um silêncio ensurdecedor sobre a emergência. O incêndio, considerado o mais grave da capital amazonense, já deixou uma trabalhadora industrial grávida, de 21 anos, ferida e aterroriza moradores da região.
Nesta quarta-feira (6), enquanto a cidade enfrentava a crise, a primeira manifestação pública do prefeito foi um “check-in” em sua rotina de academia, compartilhado no Instagram. Em seguida, Almeida usou suas redes sociais para parabenizar a presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Viviana Lira, mas novamente ignorou o incêndio que já ganhou destaque nacional nos principais telejornais e portais de notícias.
A omissão do chefe do Executivo municipal não passou despercebida pelos manauaras. Nas redes sociais, os comentários vão de ironia à indignação: “Acho que ainda não foi avisado pela assessoria sobre o incêndio”, escreveu uma internauta. Outro seguiu o tom ácido: “Prefeito? Existe em Manaus? Eu achava que era só um administrador de áreas nobres”.
Até o fechamento desta reportagem, David Almeida não havia se manifestado oficialmente sobre o caso, enquanto o fogo continuava a desafiar os bombeiros.