O advogado Ubirajara Bayma da Silva, de 61 anos, morreu na manhã da última sexta-feira (18) após ser atropelado por um ônibus da empresa Eucatur na BR-174, próximo à entrada do município de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus). As câmeras de segurança de um estabelecimento próximo registraram o momento em que o coletivo, que fazia a rota Boa Vista-Manaus, invade o canteiro central e atinge o pedestre por trás com violência.
O motorista Júlio César Serra de Sousa, de 30 anos, compareceu espontaneamente à 37ª Delegacia Integrada de Polícia (DIP) e afirmou que o acidente ocorreu devido ao rompimento do “estirante” (barra de direção), o que teria feito o veículo perder o controle.
As imagens confirmam que Ubirajara, que caminhava pelo local por volta das 5h, não teve tempo de reagir. O impacto foi tão forte que danificou o para-brisa do ônibus.
Socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o advogado foi levado inicialmente ao hospital em Presidente Figueiredo, mas não resistiu aos ferimentos. Ele teve traumatismo craniano e hemorragia interna, morrendo já em Manaus, no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
O caso foi registrado como homicídio culposo no trânsito (artigo 302 do CTB).