“Fonseca”, “Felipe Martins” e “Baptista”, sãos os militares da FAB presos e revelados nesta sexta-feira (18), em Manaus e São Paulo, todos acusados de fraude financeira na casa dos R$ 5 milhões.
Eles acumularam cinco milhões de milhas Smiles e logo foram identificados por conta das transações financeiras em valores bem altos.
O delegado Denis Pinho disse que os golpes ocorriam desde maio. Eles foram presos na quinta-feira (17). “Com os cashbacks gerados pelas compras fraudulentas, eles lavavam, inseriam em outras espécies, clubes de milhagem, compras em sites”, disse o delegado.
Fonseca foi preso no dia 15 de julho em SP, e entregou os comparsas em Manaus. A fraude era feita comprando-se muitas passagens, com 1% de “cashback”.
Só que eles cancelavam as compras e conseguiam manter o cashback.
“Várias compras eram realizadas através de cartão de crédito, valores que atingiram a monta de R$ 5 milhões só nos meses de junho e julho. Para cada compra, o cancelamento era efetivado e gerava o que se chama de cashback. Esse cashback era inserido nas respectivas contas correntes e transformado em dinheiro, lesando a instituição bancária em várias dezenas de milhares de reais”, explica o delegado.
Com o dinheiro eles compraram bens e agora vão responder na Justiça por fraude financeira.