Publicidade

Doença da ‘urina preta’ faz vítima no AM; mulher comeu peixe pirapitinga

Facebook
Twitter
WhatsApp

ITACOATIARA-AM) – Neste sábado (28), morreu Maria de Nazaré, de 51 anos, vítima da doença rabdomiólise, popularmente conhecida como “urina preta”, em Itacoatiara, (distante 176 quilômetros de Manaus).

Maria de Nazaré, estava internada desde sexta-feira (27) no Hospital Regional José Mendes (HRJM) após apresentar sintomas provocados pela doença. A morte foi confirmada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A mulher deu entrada junto com outros quatro familiares na Unidade Básica de Saúde UBS – Eudócia de Oliveira, após apresentarem os sintomas da doença. Segundo o portal LCJ Notícias, eles haviam consumido a carne do peixe pirapitinga. Ao todo são 26 casos notificados da doença no Amazonas, sendo 24 de Itacoatiara, um de Caapiranga e um de Manaus.  

A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea. Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados que incluem o pescado.

ADVERTISEMENT

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights