Publicidade

Amazonas foi estado que mais evoluiu na oferta de serviços digitais no último ano

Facebook
Twitter
WhatsApp

Avanços no Governo Wilson Lima na área foram reconhecidos em premiação nacional

ADVERTISEMENT

O Amazonas foi o estado que mais avançou segundo dados do Índice Abep-TIC de “Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital”. Em relação a 2020, o estado subiu mais de 28 pontos, uma evidência dos esforços do governador Wilson Lima para promover a transformação digital na região. O índice foi desenvolvido em âmbito nacional pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A cerimônia de entrega do certificado de reconhecimento pelo avanço na oferta de serviços digitais ocorreu na noite da quinta-feira (12/08), em Brasília (DF). Lincoln Nunes, diretor-presidente da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão de tecnologia do governo estadual, representou o governador Wilson Lima na ocasião.

Segundo Lincoln Nunes, os maiores avanços foram percebidos nas dimensões sobre a oferta dos serviços digitais. “Saltamos da 25ª para a 11ª posição nessa categoria. Isso significa que está cada vez mais fácil o cidadão acessar de maneira on-line serviços públicos no Amazonas”, explicou.

Lincoln ressalta que a oferta de serviços como Detran Digital, as matrículas de estudantes das escolas da rede pública de ensino e o serviço Bom Condutor – oferecido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) – são exemplos de serviços digitais já consolidados no estado.

“Hoje pais ou responsáveis podem fazer a matrículas dos seus filhos pela tela do celular, em questão de minutos. Este é um exemplo de oferta de serviço público de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro e que melhora significativamente a vida do cidadão”, frisou o diretor-presidente da Prodam.

Conectividade – Um dos principais motivos do avanço do Amazonas na oferta de serviços digitais foi a retomada do programa Amazônia Conectada, projeto interministerial do Governo Federal, realizado em parceria com o Governo do Amazonas e que está implantando fibra óptica nos leitos dos rios da Amazônia, além de trechos terrestres, para interligar cidades e comunidades, e estabelecer canais de transmissão de dados de alta velocidade, seguros e confiáveis.

De acordo com Lincoln Nunes, o Amazônia Conectada e o projeto do Gasoduto Coari-Manaus são os principais projetos de conectividade do Governo do Amazonas. Juntos, eles já conectam os municípios de Novo Airão, Barcelos, Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Anori, Codajás, Coari e Tefé.

Ao todo, estão conectados seis hospitais, que usufruem de serviços de telemedicina, inclusive com as consultas feitas com médicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP); e 10 instituições de Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

“Nossa expectativa é que até o final de setembro, também estejam conectados Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, e quanto mais municípios estiverem conectados, maior e de mais qualidade será a oferta de serviços digitais à população”, concluiu Lincoln.

Sobre o estudo – Por meio da análise do trabalho desenvolvido pelos governos estaduais entre janeiro de 2020 e abril de 2021, a nova edição do índice de oferta de serviços públicos digitais levanta questões referentes à maturidade digital do Brasil.

Para a análise, o estudo determinou a pontuação entre 0 e 100, dividida em três dimensões: Capacidades para a Oferta Digital de Serviços e a Oferta de Serviços Digitais, que juntas correspondem a 90% da nota; e Regulamentação sobre Modernização para Oferta de Serviços Públicos, correspondendo aos 10% restantes.

Os resultados detalhados do Índice Abep-TIC de “Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital” podem ser conferidos na íntegra pelo link https://www.jornaldaabep.com.br/indice-de-oferta-de-servicos-2021.
Para ver os resultados resumidos deste ano e do ano passado, é só acessar o endereço https://www.jornaldaabep.com.br/indice-de-oferta-de-servicos.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights