O delegado de Borba (a 172 quilômetros de Manaus), Jorge Arcanjo, está oficialmente afastado do cargo após ser alvo da Operação Operação Indignos, nesta quinta-feira (9), com ações comandadas pela Polícia Civil da Bahia.
As acusações são de extorsão, sequestro, homicídios, tráfico e lavagem de dinheiro. A PC do Amazonas emitiu nota sobre o caso. “Cumpriu uma ordem judicial contra um delegado de polícia, aprovado no último concurso da PC-AM, por suspeita de prática criminosa cometida antes da nomeação ao cargo, em 2023, no estado da Bahia. As investigações ocorreram de forma sigilosa pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais da Polícia Civil da Bahia até o cumprimento do mandado”.
A operação foi ao condomínio Central Park, na Avenida Paraíba, zona Centro-Sul de Manaus, e aprendeu uma Mercedes de luxo.
Além do Amazonas, as ações, conduzidas pelo Deic (Departamento Especializado de Investigações Criminais), ocorreram na Bahia, São Paulo, Paraná e Ceará.
Foram apreendidas armas de fogo, um revólver calibre.38 e uma pistola, com quatro carregadores, além de um carregador G2C, 128 munições calibre.40 e cinco munições calibre.38.
Também foram recolhidas duas CPUs, quatro notebooks, um HD externo, 18 aparelhos celulares, documentos diversos, e um total de R$ 42.620 mil reais em dinheiro e U$ 1.500 dólares.