O proprietário da tabacaria Império, João Bezerra de Lima, de 42 anos, preso nesta quarta-feira (12), filmou e torturou Davi Benjamin Bezerra de Menezes, de 31 anos, após acreditar que ele tinha dado um golpe do Pix. O estabelecimento funciona na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, onde aconteceu a agressão.
Nas imagens, a vítima é obrigada a assumir que estava praticando roubos na área, a mando do chefe dele, dono de um mercadinho no conjunto Oswaldo Frota, Zona Norte de Manaus. De acordo com a delegada Débora Barreiros, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), mesmo não justificando o crime, a polícia não conseguiu comprovar se Davi realmente praticou um roubo.
João Bezerra, o proprietário, quis ficar em silêncio em depoimento. No dia do espancamento, no último dia 27 de novembro, Davi fez uma grande compra para o estabelecimento que trabalhava, por volta de meio-dia. Por volta das 16h, ele voltou ao local para buscar o restante que não conseguiu levar antes, momento em que foi pego e mantido em cárcere por mais de 2 horas.
Ainda de acordo com a delegada, filmagens mostram a vítima entrando no estabelecimento perfeitamente e saindo do local carregado por familiares, que foram informados de que a vítima estava sendo espancada. João teria praticado as agressões junto com funcionários, que ainda serão identificados, sendo um dele já preso, Gouberto Douglas de Amorim Batista, já que já havia um mandado de prisão contra ele por outro crime.
Davi Benjamin ficou quatro dias internado no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo até ser decretada a morte cerebral.