A Polícia Federal vai iniciar uma investigação sobre disparos em massa contendo fake news sobre o candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), no WhatsApp, que iniciaram no dia 12 de setembro e aumentaram de volume nesta quinta-feira (26). Segundo a coligação “Manaus Merece Mais”, o fato vem após o crescimento do candidato em 11 pesquisas eleitorais.
As denúncias geraram representações que foram levadas ao órgão. Nelas, é denunciado que as falsas informações são caluniosas, uma vez que constam frases como “Roberto Cidade e Wilson Lima estão saqueando o dinheiro do Estado do Amazonas” e “Querem fazer o mesmo na Prefeitura de Manaus”.
Nas mesmas mensagens, onde há cunho eleitoreiro, é pedido que o eleitor não vote em Roberto Cidade, que ainda é acusado de corrupção.
Ainda de acordo com a denúncia, o disparo está sendo feito de forma organizada e coordenada com aparelhos telefônicos no mesmo local, com a mesma conexão de internet.
A Coligação Manaus Merece Mais pede a lisura do pleito e equilíbrio entre candidatos. “Portanto, diante da necessidade de identificar os reais responsáveis pelos disparos de mensagem em massa e combater não apenas a disseminação de fake news mas, principalmente o caixa 2 eleitoral. Por isso, faz-se necessário o recebimento da presente notícia-crime”.