O trânsito com veículos pesados em Manaus tem protagonizado vários acidentes há tempos. Nesta quarta-feira (4), começou a circular um vídeo que mostra outro acidente com carreta também na Zona Sul da capital.
Nas imagens, o contêiner se desprende do caminhão e desce de ré, colidindo com a frente de outra carreta que estava parada. Um homem a pé chega a correr ao ver que a colisão ia acontecer, mas nada podia ser feito.
Não há informações se houve feridos e por pouco a carga também não tombou. Não foi confirmado a data exata do fato.
Na terça-feira (3), na mesma área, no bairro Colônia Oliveira Machado, Ítalo da Silva Prado morreu após uma carreta tombar em cima do carro dele. O ex-marinheiro morreu na hora. Com isso, vários registros de outras situações parecidas começaram a circular nas redes sociais mostrando o perigo na circulação de veículos pesados.
Circulação
O Decreto Municipal Nº 2100/2013, que instituiu a “Zona Máxima de Restrição de Circulação”, foi criado com o objetivo de garantir maior fluidez e segurança no trânsito de Manaus, mas não é cumprido.
O decreto estabelece que veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas estão proibidos de circular entre 6h e 9h e das 17h às 20h. Já os veículos com PBT superior a 16 toneladas enfrentam restrições ainda mais severas, com proibição de circulação das 6h às 17h, e em algumas vias, até às 20h.