Os policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), prenderam 6 pessoas nesta terça-feira (9), em Manaus, pelos crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens para o Comando Vermelho (CV).
O DRCO prestou apoio a Operação Rota do Rio 2, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ).
Dentre os presos na capital amazonense está o policial civil André Luis Bessa Maia, 43 anos. Os outros foram identificados como Maria do Socorro Alves dos Santos, 56 anos; Ednelson Pereira dos Santos, 43 anos; Raimundo Lima da Silva, 68 anos; Maria de Fátima Pereira da Costa, 50 anos; e André Luiz Peres de Araújo, 43 anos.
Mais dois foram presos em São Paulo e um outro no Rio de Janeiro.
Além das prisões, foram apreendidos dois veículos de luxo registrados em nome dos alvos, uma arma de fogo e munições.
As investigações sobre a movimentação financeira, conduzidas pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro do RJ, incluíram a extração de dados de telefones celulares, quebras de sigilo bancário e fiscal. Foram expedidos 26 mandados de prisão preventiva, além do sequestro de bens e valores, e da indisponibilidade das cotas e afastamento dos sócios das empresas envolvidas.
Além do Rio de Janeiro e do Amazonas, outros estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina também foram alvos da operação. O esquema de lavagem entre eles movimentou R$ 126 milhões em 2 anos.
Da esquerda para a direita – André Luiz Bessa, Ednelson Pereira dos Santos e André Luiz Peres
Da esquerda para a direita – Raimundo Lima, Maria do Socorro e Maria de Fátima