Durante coletiva, o governador Wilson Lima ,nesta quinta-feira (20), falou que em 2024 o Amazonas terá uma seca mais severa que a do ano passado.
“Esse ano tudo se confirma que nós teremos uma seca mais severa que ano passado. Inclusive, ela deve se antecipar em 30 dias. No ano passado, os dois meses mais críticos foram agosto e setembro, e esse ano a possibilidade é que os meses que nós teremos situações mais agravadas devem ser os meses de julho e agosto. Inclusive, nós estamos aqui já estudando a possibilidade de daqui a dez dias baixar um decreto de situação de emergência para as calhas do Solimões, do Juruá e também do Purus”.
Trinta secretarias e órgãos estaduais se reuniram com o governador para tratar das ações do estado no enfrentamento à estiagem e combate às queimadas.
“Desde fevereiro nós estamos nos mobilizando. Houve todo um planejamento assim que nós superamos aquela situação do ano passado e entramos pelo início do ano de 2024, fazendo esse trabalho e entendendo quais as ações que nós deveríamos implementar. E também a comunicação que nós deveríamos fazer principalmente aquelas empresas, órgãos, comércio, indústria, que tratam de serviços que são essenciais para a nossa população”, disse o governador.