Um vídeo que chegou à nossa reportagem na tarde desta terça-feira (21), mostra um pombo tomando água no bebedouro do Colégio La Salle, onde pais e mães das famílias mais abastadas de Manaus colocam seus filhos para estudar.
Ironicamente, na imagem, é possível ver a mensagem “proteja-se”, aconselhando o aluno a usar garrafa ou copo individual.
Na outra imagem é possível ver o pombo “adotivo” no chão.
Doença do pombo
Criptococose é uma doença infecciosa causada pelo fungo do gênero Cryptococcus, podendo afetar o sistema nervoso, os pulmões ou a pele, causando sintomas como dor no peito, rigidez na nuca ou lesões vermelhas na pele.
Esse fungo pode ser encontrado principalmente nas fezes dos pombos, sendo por isso essa infecção conhecida como doença do pombo. A inalação de esporos ou leveduras do fungo pode resultar na criptococose, e afetar principalmente pessoas com o sistema imune enfraquecido.
O tratamento da criptococose é feito pelo infectologista, como o uso de remédios antifúngicos e deve ser iniciado o mais rápido possível, pois pode provocar meningite se afetar o sistema nervoso central e causar complicações graves que podem colocar a vida em risco.
Veja: