Um documento da triagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, na Zona Norte de Manaus, mostra como o pequeno Isaac Manuel, de apenas 4 anos, morto nesta quarta-feira (24), chegou em estado crítico. A mãe, Lismara Freire da Silva, de 33 anos, e Marta dos Santos, de 31 anos, foram presas suspeitas de terem matado a criança.
Mãe presa em Manaus por morte do filho de 4 anos põe toda culpa na ficante
Conforme o documento, Isaac recebeu um “ciclo de adrenalina” para reagir, mas sem resposta. A equipe médica observou lesões pelo corpo como dorso e extremidades, nos cotovelos, e parte da cabeça sem cabelos e com ferimentos feitos, aparentemente, por grampeador.
O menino teve ainda fraturas de costelas e bacia, achatamento na face, e foi observado laceração anal, sugerindo que houve penetração. Em imagens, é possível ver que Isaac tinha baixo peso e estava com muitos roxos pelo corpo, além do cabelo que faltava na parte de trás da cabeça.
Na UPA a mãe, Lismara, chegou a informar que a companheira, Marta, era quem teria supostamente agredido o enteado e que no último sábado (20) as duas brigaram por conta disso. Na ocasião, a mãe chegou a conseguir “quebrar” a mão de Marta ao ver as agressões e partir pra cima dela.
Nesta quarta-feira, a genitora teria saído para trabalhar e só depois recebeu uma ligação de Marta avisando para ela voltar porque o menino não estava bem.
As duas, no entanto, foram presas e uma imputa a culpa para a outra. O caso é investigado na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).